Vestibular 2022 da UEL terá cotas para pessoas com deficiência
Universidade, uma das primeiras a implantar o sistema, registrou mais de 80 inscrições. Curso de Medicina foi responsável por quase metade delas.
As cotas para deficientes foram aprovadas pela universidade em agosto do ano passado, após a sanção de uma Lei estadual de 2020 que definiu que todas as Instituições Estaduais de Ensino Superior e escolas técnicas reservem 5% de suas vagas da graduação para pessoas com deficiência, seja ela física, auditiva ou visual, entre outras.
Na UEL, a cota de 5% equivale a pouco mais de 150 vagas. Segundo a coordenadora da COPS, Sandra Garcia, os 86 inscritos pela nova cota, apesar de ser um número bem abaixo do limite definido na legislação, está dentro do esperado, principalmente por ser uma novidade no vestibular.
No total, a UEL oferece no Vestibular 2022 pouco mais de 2.500 vagas em 52 cursos de graduação presenciais. Outras 600 vagas são ofertadas pelo SISU, o Sistema de Seleção Unificada.
Sandra Garcia diz que os candidatos também podem se aplicar para as vagas de deficientes pelo SISU. Do total de 86 inscritos, quase a metade, 41 candidatos, escolheu o curso de Medicina.
Pelo menos uma vaga de cada curso deve ser destinada a estudantes com deficiência. Os candidatos precisam declarar na inscrição que desejam entrar pelo sistema de cotas. Na pré-matrícula, o estudante também deve apresentar um laudo médico atestando o tipo e o grau da deficiência. Os candidatos que já têm algum curso superior não podem usar o sistema.
A prova do Vestibular da UEL será realizada no dia 6 de março, a partir das 14 horas. Na próxima quinta-feira, 24, às 17h, a Coordenação de Processos Seletivos divulga o Cartão de Inscrição no site da própria COPS. A primeira convocação dos aprovados no Vestibular 2022 será divulgada em 19 de abril e as aulas terão início no dia 1º de agosto.
Além da UEL e da Universidade Estadual do Norte do Paraná, que já tinha as cotas para deficientes antes mesmo da Lei estadual, a UEM também adotou o sistema, mas só após uma decisão da justiça.