QUINTA, 08/01/2026, 14:28

Voluntários transformam terreno baldio em pomar no centro de Londrina  

O espaço, que fica na Gleba Palhano, também vai ganhar uma praça e parquinho infantil
 

Entre os prédios da Gleba Palhano, um terreno baldio que foi revitalizado e trouxe o verde da natureza para a região central de Londrina. O espaço agora conta com mais de 60 árvores frutíferas, se transformando no Pomar da Gleba. Quem começou a revitalizar o terreno foi o aposentado Orlando Gomes Palazzi, que plantou a primeira árvore há seis anos. De lá pra cá, a ideia de tornar o espaço em algo maior foi ganhando apoio e hoje o local deve se tornar um dos pontos turísticos da cidade.

Pés de mexerica, abacate, acerola, laranja lima, tem uma grande variedade no pomar, também têm flores e árvores como acácia, araucária e até um pinheiro, que deve receber decoração de natal. Além da preservação da natureza, Orlando pensou em criar um ambiente para a polinização das abelhas.

A associação dos moradores da Gleba conseguiu uma parceria com a iniciativa privada e o pomar vai ganhar parquinho, mais de 20 pontos de iluminação, um caminho especial para os visitantes percorrerem o espaço, entre outras melhorias. De acordo com Ramon Folego, presidente da associação, a obra está em andamento e a previsão é de entregar a primeira parte da revitalização em fevereiro. O terreno foi doado à associação por meio do projeto Boa Praça.

A intenção com o pomar é também inspirar outros empresários a adotarem espaços abandonados pela cidade. O pomar fica entre as ruas Eurico Hummig e Aurora Sathler Rosa.
 

Por Silvia Vilarinho

Comentários