ILS no Aeroporto de Londrina é inaugurado
O aeroporto aumenta sua eficiência operacional com a implementação do Sistema ILS categoria CAT I que permite pousos com segurança mesmo em
condições de visibilidade adversa
O Aeroporto de Londrina passa a contar com uma das mais modernas tecnologias de auxílio à navegação aérea do mundo. O ILS (Sistema de Pouso por Instrumentos) foi inaugurado e está em operação.
O aeroporto aumenta sua eficiência operacional com a implementação do Sistema ILS categoria I (CAT I) que permite pousos com segurança mesmo em
condições de visibilidade extremamente reduzida, garante o auxílio preciso na aproximação e aterrissagem de aeronaves, proporcionando maior confiabilidade e segurança para companhias aéreas, operadores aeroportuários e passageiros.
A tecnologia desempenha papel fundamental ao oferecer informações cruciais de alinhamento lateral e vertical, permitindo operações seguras mesmo em condições meteorológicas adversas, tais como neblina ou chuva intensa, frequentemente registradas na região, e assim é possível evitar o cancelamento e atraso nos voos, como explica o comandante da Aeronáutica tenente-brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno.
De acordo com o diretor de Contratos da concessionária Motiva, que administra o Aeroporto, Rodrigo Abdala, o Aeroporto de Londrina, opera em média 700 voos e movimenta cerca de 50 mil passageiros por mês, desempenha um papel estratégico no desenvolvimento regional, conectando o interior do estado a importantes destinos nacionais e foram investidos mais aproximadamente R$200 milhões no Aeroporto para o recebimento do sistema.
O prefeito Tiago Amaral celebrou a conquista que marcou o aniversário de 91 anos de Londrina. Agora, de acordo com o prefeito, é trabalhar para a construção da pista de taxiway.
Há 20 anos a CBN Londrina faz campanhas para a instalação do ILS. Desde 2005 diversas reportagens sobre a importância do sistema foram ao ar. Guilherme Lopes, diretor geral da rádio, participou da inauguração do equipamento e comemorou a conquista.
A inauguração contou também com a presença do Secretário Nacional de Aviação Civil, Daniel Ramos Longo, além de diversas lideranças, empresários e personalidades políticas e da sociedade civil de Londrina.
O ILS está sob responsabilidade da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), organização subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Força Aérea Brasileira, o projeto foi desenvolvido e implementado pelas empresas Thales, líder global em tecnologias avançadas