Bombeiros de Londrina reforçam efetivo na Operação Verão no litoral
São 30 militares que vão atuar em ações de prevenção e salvamento no litoral paranaense
Militares do Corpo de Bombeiros da região de Londrina vão reforçar a Operação Verão no litoral do Paraná. Serão 30 militares cedidos para atuar em praias, balneários e outras operações com foco principal nas ações de prevenção e salvamento no Litoral do Estado.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a operação neste verão contará com aproximadamente 630 militares e 270 guarda-vidas civis, reforçando a presença da corporação nas praias e balneários durante toda a temporada.
A Operação Verão tem início no dia 19 de dezembro de 2025 e vai até 22 de fevereiro de 2026, época de alta temporada nas praias e balneários do Paraná.
Segundo o aspirante do Corpo de Bombeiros Tomas Dias, a Operação Verão mobiliza cerca de 10% do efetivo da corporação em todo o Paraná. Os militares de Londrina que seguem para o litoral atuam especialmente nas ações de prevenção e salvamento, mas também podem ser acionados para outras ocorrências, já que a demanda é alta nessa época do ano.
Parte dos militares já se apresentaram no litoral, enquanto outros se apresentaram no próximo dia 15.
Segundo o aspirante, além das operações de emergência e prevenção, os militares da região de Londrina também darão suporte às operações logísticas e outras atribuições do Corpo de Bombeiros.
O efetivo militar do Corpo de Bombeiros, assim como os guarda-vidas civis já formados, passam por reciclagens e atualizações com testes físicos específicos voltados às capacidades aquáticas e terrestres para o desempenho das atividades de prevenção, busca e salvamento no litoral.
Os postos de guarda-vidas já estão operando todos os dias nos municípios do litoral, e no início do verão, todos os postos funcionarão dentro do padrão operacional da corporação.