TERCA, 07/12/2021, 11:05

Após exames, sete casos suspeitos de ômicron são descartados no Paraná

 São pessoas que estavam em isolamento depois de terem tido contato com um caso confirmado em São Paulo, no aeroporto de Guarulhos. Neste momento, não há mais suspeitas da circulação da variante no estado.

Os sete casos suspeitos da variante ômicron no Paraná, divulgados na última semana pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), foram descartados por não apresentarem a detecção do vírus da Covid-19. O resultado dos exames foi divulgado pela Sesa nesta segunda-feira (6).

Os casos, de moradores de Curitiba e de Foz do Iguaçu, haviam sido isolados, e foram acompanhados pela Vigilância Epidemiológica da secretaria estadual e dos referidos municípios após contato com um caso confirmado em São Paulo, no aeroporto de Guarulhos.

Considerando que não houve confirmação para a Covid-19, as amostras não foram encaminhadas para sequenciamento genômico na Fiocruz. Neste momento, segundo a Sesa, não há mais suspeitas da circulação da variante no Paraná.

Atualmente, o Brasil tem seis casos confirmados da ômicron, que foi identificada pela primeira vez na África do Sul em novembro. São três casos de São Paulo, dois do Distrito Federal e o último do Rio Grande do Sul. A nova cepa tem chamado a atenção das autoridades sanitárias pela quantidade e pela variedade de mutações genéticas encontradas. Por enquanto, não há a confirmação de que essa cepa seja mais infecciosa e imune às vacinas existentes.

Apesar disso, e de não ter mais casos suspeitos da ômicron, o Paraná segue em estado de alerta contra a nova cepa. A variante, inclusive, fez o governo desistir da ideia de flexibilizar o uso de máscaras a partir do próximo dia 15. O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destaca que os cuidados contra a Covid-19 precisam ser mantidos, e que a vacinação contra a doença não pode parar de avançar.
 

Por Guilherme Batista

Comentários