SEGUNDA, 28/02/2022, 08:30

Apucarana, no norte do Paraná, se coloca à disposição para receber refugiados de guerra na Ucrânia

Prefeitura enviou ofício à embaixada brasileira do país do leste europeu. Cidade foi fundada por descendentes ucranianos e, atualmente, tem mais de 20 mil moradores com essa origem.

A Prefeitura de Apucarana, no norte do Paraná, enviou um ofício à embaixada da Ucrânia no Brasil se colocando à disposição para receber os refugiados da guerra que teve início na última semana no país do leste europeu. O conflito foi iniciado após a invasão de tropas da Rússia e segue sem data para terminar.

O anúncio foi feito na sexta-feira (25) pelo padre José Hadada na Paróquia Divino Espírito Santo, durante uma missa em intercessão de Deus pelo fim da guerra que contou com a presença dos pioneiros e descendentes ucranianos de toda a região.

No documento, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, lembra que o município foi fundado na década de 1930 por imigrantes em sua maioria com descendência ucraniana, e que, atualmente, mais de 20 mil pessoas com essa origem moram na cidade. Ele destaca ainda que, além de querer ser destino de possíveis refugiados, Apucarana pode ajudar na realização de ações humanitárias "ou no que mais a embaixada achar oportuno".

A guerra teve início na última quinta-feira (24), quando as tropas russas invadiram a Ucrânia por terra, mar e ar no maior ataque a um país europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

Por Guilherme Batista

Comentários