QUARTA, 24/05/2023, 11:00

Boletim semanal da dengue confirma mais 12.206 casos e 9 óbitos no Paraná

Só em 2023, os casos confirmados passam de 66 mil e 51 pessoas morreram
 

O novo boletim epidemiológico divulgado pela SESA - Secretaria de Estado da Saúde confirmou mais 12.206 casos de dengue e nove mortes em decorrência da doença no Estado. Com esse aumento, os casos confirmados chegam agora a 66.289 e as mortes somam 51.

Os óbitos ocorreram entre março e maio de 2023, em Foz do Iguaçu, Ibiporã, Londrina, Andirá, Palotina e Toledo. Três mortes foram registradas em Ibiporã e duas em Londrina.

A Secretaria de Saúde alerta que mesmo com o início das estações mais frias e tempo mais seco, é importante continuar com as ações de combate à dengue. A população precisa estar em alerta e eliminar os criadouros do mosquito nas residências e quintais. 

Em Rolândia, aqui no norte do estado, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do 3º LIRAs - Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti que inclui dados levantados dos últimos dias. O resultado foi de 1,7% de infestação, o que indica médio risco. A OMS – Organização Mundial de Saúde preconiza que o ideal é abaixo de 1%. Para o diretor de Vigilância em Saúde, Rafael Dias, a momento é de alerta. 

No total, foram 1.473 imóveis vistoriados. O levantamento apontou que algumas regiões tiveram resultados preocupantes: Kartódromo 9,7% e Centro 5%. Em contrapartida, diversas áreas registraram 0,0%.

De agosto de 2022 até quinta-feira da semana passada, Rolândia registrou 145 casos positivos de dengue e, atualmente, 621 casos estão em análise em laboratório.

A equipe de Controle de Endemias continua realizando ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya. 
Além da dengue, o boletim estadual também apresentou nesta semana 101 novos casos de Chikungunya. O Paraná soma agora 550 casos confirmados da doença. Foz do Iguaçu é a cidade com o maior número de casos autóctones da doença desde o início do período epidemiológico, em julho de 2023.
 

Por Juliana Takaoka

Comentários