Câmara de Vereadores cria comissão para acompanhar novo modelo de pedágio nas estradas do Paraná
Proposta prevê aumento de 52% em quilometragem de rodovias privatizadas
Uma nova comissão especial foi criada na Câmara de Vereadores de Londrina, com o objetivo de acompanhar o novo formato do modelo de pedágio nas estradas do Paraná. O contrato com as atuais concessionárias no chamado Anel de Integração, responsável por 2,5 mil quilômetros de rodovias, termina em novembro de 2021.
A nova proposta estudada pelo governo do estado deve subir para 3,8 mil quilômetros de rodovias pedagiadas, um aumento de 52% em relação ao modelo atual. Entre as obras previstas, contornos em cidades como Londrina, Ponta Grossa e Maringá, além da duplicação de 2,4 mil quilômetros de estradas.
O novo formato ainda está em fase de estudos, realizados pela Empresa de Planejamento e Logística com custo de 62 milhões de reais. Mas a ideia do governo é que as tarifas sejam até 40% mais baratas, incluindo benefícios para moradores vizinhos das cidades em que sejam instaladas praças de pedágio e veículos com sistema de cobrança automática.
Antes do lançamento da licitação prevista para meados do ano que vem, audiências públicas deverão ser realizadas em todo o estado.
A comissão criada pela Câmara de Vereadores de Londrina quer participar ativamente das discussões, como explica o presidente Péricles Deliberador.
Além de Deliberador como presidente, a comissão conta com Fernando Maudeira como relator e Jairo Tamura como membro.