Cambé inicia aplicação do fumacê, 18 bairros estão em risco para um surto de dengue
A Secretaria de Saúde está direcionando os operadores de inseticidas em regiões com situações mais críticas. Um carro de som está sendo utilizado para alertar a população.
Segundo o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti), 18 bairros de Cambé apresentaram índice predial acima de 2%, o que significa que estão em risco para um possível surto de dengue. Dessa forma, uma ação que iniciou nos dias de Carnaval (13 e 14/02), com a aplicação do fumacê foi imediatamente intensificada.
O primeiro ciclo de aplicação de inseticida com o carro fumacê, acontece na região atendida pela Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Bandeirantes.
O fumacê vai passar nos bairros em dois turnos, das 5h às 9h e 17h às 20h. A Prefeitura disponibilizou um carro de som que está alertando os moradores, de maneira antecipada, sobre a passagem do veículo. Todos devem ficar atentos às medidas de segurança: ao ouvir o fumacê se aproximando, abrir as portas, janelas e cortinas; retirar roupas do varal; tampar vasilhames com alimentos, inclusive, bebedouros para animais, cobrindo gaiolas de pássaros e, em seguida, trocando a ração e água dos animais e não deixando utensílios de uso doméstico expostos no quintal.
Vale ressaltar que o fumacê não apresenta perigo para a saúde, porque é utilizado com responsabilidade e em intervalos de tempo pré-determinados.