SEGUNDA, 28/04/2025, 07:20

Cambé inicia vacinação nas escolas nesta segunda-feira (28)

Programa começa pela rede municipal e pretende atualizar carteiras de vacinação dos estudantes

Com o objetivo de facilitar o acesso a imunizantes contra doenças imunopreveníveis e ampliar a cobertura vacinal no município, a Prefeitura de Cambé vai levar a vacinação diretamente para as escolas a partir desta segunda-feira (28). A ação é uma recomendação do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e do Programa Saúde na Escola.

O programa será realizado gradualmente, seguindo um cronograma estabelecido em conjunto pelas equipes de saúde e educação para garantir uma implementação eficaz e organizada. A ação vai abranger espaços educacionais de Cambé, incluindo Escolas Municipais e Escolas Estaduais.

De acordo com a Secretária de Saúde de Cambé, Talita Bengozi, a equipe vai analisar a carteira de vacina das crianças e, na sequência, enviará um termo de autorização para os pais e, somente com a liberação, imunizará a criança.

Serão disponibilizadas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, com foco em: Influenza (gripe), Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (difteria, tétano e coqueluche), Meningocócica ACWY (meningite), HPV (Papilomavírus Humano) e dT (difteria e tétano para adultos). Segundo Bengozi, em primeiro momento, apenas alunos da rede municipal serão vacinados.

A Secretária ainda fez um apelo para os pais vacinarem os filhos, para que doenças que estavam praticamente erradicadas não voltem a ser um problema na sociedade. Outro pedido foi para que os adultos busquem as UBS’s para tomarem a vacina da gripe, já que, segundo Bengozi, os números de casos têm aumentado em Cambé.

A estratégia de vacinar nas escolas visa reduzir o número de casos de doenças que podem ser prevenidas por vacinas, identificar e vacinar aqueles que ainda não estão com a caderneta atualizada, educar os alunos sobre a importância das vacinas, desmistificar informações falsas e tornar o processo mais simples e acessível para os pais, que não precisarão se ausentar do trabalho ou procurar horários específicos nas UBS.

Por Paulo Andrade

Comentários