QUINTA, 04/07/2024, 12:37

Campanha de atualização de rebanhos no Paraná termina com 85,5% de regularizações

Produtores que não cumpriram prazos estão sujeitos a penalidades e multas. Quem ainda não fez a regulamentação pode procurar as unidades da Adapar

A campanha de atualização de rebanhos no Paraná de 2024 terminou na última segunda-feira (1), e 85,5% dos produtores regularizaram os dados. As informações foram divulgadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, a Adapar. Os produtores que não atualizaram os números ficam impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal, documento que possibilita a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

46 municípios do estado tiveram 100% das explorações regulamentadas. Outras 293 cidades tiveram índices acima dos 80%. Já 22 municípios não atingiram nem 60% de regulamentação.

O chefe do Departamento de Saúde Animal, Rafael Gonçalves Dias, explica a importância da atualização do rebanho.

Quem ainda não fez a atualização pode procurar alguma unidade da Adapar em todo o estado. No Paraná existem 155 mil propriedades e pouco mais de 191 mil explorações pecuárias. As principais espécies somam aproximadamente 8,6 milhões de bovinos, 7 milhões de suínos, 20 mil aviários, 240 mil equídeos, e outros animais.

Por Rafael Sanchez

Comentários