QUARTA, 25/03/2020, 15:56

Campanha está atrás de costureiras para confeccionar aventais, uniformes e pijamas para funcionários e pacientes do Hospital Universitário de Londrina

Iniciativa expande ação voluntária que já garantiu cerca de 2.500 máscaras de tecido para a instituição. HU garante que não há falta de produtos nos estoques, mas destaca que, neste momento, toda a ajuda é bem-vinda.

Uma campanha voluntária encaminhada pelo setor de enfermagem do Hospital Universitário de Londrina está atrás de costureiras ou micro-empresas que trabalham com costura para a confecção de trajes hospitalares tanto para os funcionários como para os pacientes da instituição. A iniciativa, realizada por conta da pandemia de coronavírus que assola o estado, é encabeçada pela professora da UEL e enfermeira da ala de infectologia do HU, Flávia Meneghetti Pieri. A ideia, segundo ela, é produzir novos aventais e uniformes aos profissionais, que não podem voltar para casa com as roupas utilizadas durante os plantões, e, também, oferecer mais pijamas e camisolas aos pacientes.

Flávia destaca que já conseguiu cerca de 2.200 metros de tecido para os aventais e mil metros para os pijamas. A campanha, agora, de acordo com ela, está atrás do tecido para os uniformes e da mão-de-obra necessária para a produção dos itens.

A confecção dos trajes expande uma ação voluntária realizada nos últimos dias, que, conforme a enfermeira, conseguiu garantir cerca de 2.500 máscaras de tecidos para os pacientes e seus acompanhantes no hospital. Ela lembra que os itens não são eficazes contra o coronavírus, mas destaca que vai ser possível protegê-los de outros tipos de gripe.

Por meio da assessoria de imprensa, o HU garante que, no momento, não há falta nos estoques de nenhum produto ou item. Apesar disso, a instituição destaca que toda a ajuda é bem-vinda num período tão complicado. Flávia confirmou que a ideia da campanha não é repor trajes em falta, mas reforçar os estoques para o momento em que o hospital precisar.

As doações e confecções estão sendo gerenciadas pela entidade Londrina Unida pelo HU. Mais informações sobre como proceder para participar podem ser conferidas no www.luhu.org.br.

Por Guilherme Batista

Comentários