TERCA, 01/08/2023, 12:20

Cartórios distritais fecharam as portas em Londrina por determinação da justiça

O prazo para mudança acabou no dia 31 de julho e os sete tabelionatos já estão atendendo na zona rural

As sete serventias, conhecidas como cartórios distritais, fecharam as portas em Londrina e já atendem nos distritos na zona rural, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal. O prazo para mudança de endereço venceu no último dia 31 de julho e todos os cartórios cumpriram a determinação. 

Os cartórios distritais que voltaram para as áreas rurais de origem são os da Warta, Maravilha, Paiquerê, Irerê, São Luiz, Lerroville e Guaravera.

A escrevente substituta do Cartório Distrital de Guaravera, Mariângela Santos Oliveira, contou que para efetuar a mudança, todas as serventias precisaram desligar funcionários, cerca de 70 no total, porque não há demanda de trabalho nos distritos. Só na serventia de Guaravera, oito pessoas foram demitidas.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade tinha a intenção de derrubar a lei estadual que permitiu que alguns cartórios distritais deixassem de atuar na zona rural e emitissem documentos em endereços na zona urbana de Londrina. A ação contra sete tabelionatos de notas terminou depois de mais de 10 anos com a determinação de que deveriam retornar para a zona rural. A escrevente do Cartório de Guaravera contou que a mudança foi realizada há uma semana mas que será muito difícil sobreviver sem a demanda da cidade.

A ação já transitou em julgado no Supremo Tribunal Federal e não cabe mais recurso. Mesmo assim, os responsáveis pelos cartórios distritais ainda não desistiram de voltar para a área urbana de Londrina.

Cada cartório distrital atendia, em média, 500 pessoas por dia em Londrina, uma demanda diária de pelo menos 3.500 atendimentos que agora precisou ser absorvida pelos sete cartórios que atuam na cidade. E os usuários já perceberam a mudança no tempo de espera. O comerciante Lucas Eduardo da Silva, que atua no mercado de automóveis e utiliza os serviços diariamente, comentou que agora perde muito tempo no cartório.

Por Juliana Takaoka

Comentários