QUINTA, 27/02/2020, 18:26

Censo 2020 do IBGE vai visitar mais de 200 mil domicílios em Londrina

Ideia é atualizar dados demográficos de todas as cidades brasileiras, que estão sem receber os trabalhos de verificação do instituto há dez anos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística pretende finalizar nas próximas semanas os últimos detalhes para a realização do Censo 2020. A ideia é atualizar os dados demográficos de todos os 5.570 municípios brasileiros, que estão sem receber o recenseamento há dez anos. Em Londrina, 212 mil domicílios devem ser visitados a partir de agosto. O coordenador do Censo 2020 na cidade, Fábio Fugimoto, lista quais perguntas vão ser feitas durante os trabalhos de verificação.

Ele conta ainda que, para ajudar a organizar o trabalho dos 512 recenseadores que serão contratados, o IBGE vai distribuir nove postos de coleta pela cidade. Os espaços, que vão funcionar na prefeitura, Iapar, campus da UEL, entre outros locais, vão servir como centros de referência para os profissionais, que devem coletar os dados e repassá-lo de imediato para o sistema do instituto.

Londrina vai ser dividida em quatro áreas distintas para a coleta de dados. No Brasil, mais de 70 milhões de domicílios vão ser visitados pelo IBGE. A estrutura de trabalho prevê a contratação de 230 mil recenseadores, além da criação de 27 unidades estaduais, 560 agências, 6.100 postos de coleta municipais e 1.450 coordenações regionais. O Censo Demográfico 2020 vai ser a maior operação de recenseamento da história do país. A expectativa é de que todos os dados sejam coletados em três meses, e os resultados preliminares divulgados no início do próximo ano, conforme Fujimoto.

Por Guilherme Batista

Comentários