SEGUNDA, 14/09/2020, 16:50

Ciclone bomba pode causar ventos de até 70 km/h no Paraná nesta terça-feira

Sistema de baixa pressão ficará concentrado no litoral. Não há riscos para o norte do estado, que, apesar do inverno, deve continuar a registrar altas temperaturas esta semana.

O setor de meteorologia do Instituto de Desenvolvimento Rural, em Londrina, confirmou, para esta terça-feira, a passagem do chamado ciclone bomba pelo litoral do Paraná. O sistema de baixa pressão se formou no oceano e também deve atingir os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ou seja, o alerta vale para toda a área litorânea do sul do Brasil O fenômeno pode causar ventos de até 70 km/h, conforme destacou a meteorologista Ângela Costa em entrevista à CBN. A intensidade, conforme ela, deve ser menor que a registrada pelo mesmo fenômeno em junho deste ano, quando ventos de mais de 100 km/h derrubaram árvores e postes principalmente na região de Curitiba.

Ela também explicou a origem do nome do ciclone.

Ainda conforme Ângela, a orientação é para que pescadores evitem sair para o mar durante a passagem do ciclone.

A meteorologista também garantiu que a possibilidade de o ciclone bomba atingir outras regiões do estado é praticamente nula. Conforme ela, o norte do estado deve continuar sem chuva e registrando altas temperaturas, apesar de ainda estarmos no inverno. A máxima prevista para esta semana pode chegar a 36 graus.

Por Guilherme Batista

Comentários