SEXTA, 21/10/2022, 16:06

CMTU anuncia que motoristas não vão poder mais estacionar nas ciclovias das ruas Paranaguá e Santos, no centro de Londrina

Proibição passa a valer na próxima semana, depois que a companhia trocar a sinalização do trecho, que, atualmente, permite o estacionamento em certos horários do dia. Decisão foi tomada após estudo solicitado pelo Ippul.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) anunciou nesta sexta-feira (21) que vai proibir o estacionamento nas ciclovias das ruas Paranaguá e Santos, no centro de Londrina. Atualmente, os motoristas podem estacionar nas faixas das 19h às 7h do dia seguinte de segunda a sexta-feira; a partir das 14h aos sábados; e em qualquer horário aos domingos. De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, Mário Celso Andrade, a mudança é resultado de um estudo feito pela companhia a pedido do Ippul, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina, que, conforme ele, recebeu reclamações de moradores do entorno e de ciclistas que utilizam a passagem exclusiva. Por outro lado, comerciantes do entorno defenderam o estacionamento para atender funcionários e clientes.

A CMTU passou 20 dias acompanhando o vai e vem de veículos nas duas ruas antes de decidir pela proibição. De acordo com Andrade, foi levado em conta o fato de que as ciclovias ficam praticamente sem carros estacionados durante a madrugada e a rota feita por quem usa as passagens, que existem em outras ruas do entorno.

A proibição passa a valer na próxima, depois que a CMTU instalar nas duas ruas 42 placas com a nova sinalização. A expectativa é de que tudo seja finalizado na quarta-feira (26).

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre ciclofaixas ou ciclovias é infração de natureza grave. A penalidade inclui multa no valor de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira de motorista, além da possibilidade de remoção do automóvel para o pátio do município. 

Por Guilherme Batista

Comentários