Com previsão de colher mais de 14 milhões de toneladas, produtores da região Sul já iniciaram o plantio do milho safrinha
Com a soja ainda em fase final de desenvolvimento aqui na região Norte, plantio da segunda safra do milho só deve começar em fevereiro.
Os produtores rurais do sul do estado já começaram o plantio da segunda safra do milho. Até o momento, de acordo com o Boletim de Conjuntura Agropecuária, divulgado pelo Departamento de Economia Rural nesta quarta-feira, foram plantados pouco mais de 1,6 mil hectares dos 2,4 milhões de hectares previstos para o Paraná na safra 2023/2024. As projeções do Deral apontam para uma produção de quase 14,5 milhões de toneladas.
Com a colheita da soja na região sul do estado avançando nesta primeira quinzena de janeiro, o plantio do milho deve ser intensificado. Mas, aqui na região Norte, diz a agrometeorologista Heverly Moraes, do Instituto de Desenvolvimento Rural, as lavouras de soja ainda precisam de mais tempo até a colheita, o que só deve ocorrer no início de fevereiro.
A agrometeorologista diz ainda que as chuvas de outubro e novembro ajudaram no crescimento do grão, mas o volume apenas razoável de dezembro, ela acrescenta, pode atrasar a colheita e até trazer perdas para a safra
Heverly Moraes diz ainda que não há previsão de chuvas em volume expressivo para os próximos dias, o que só deve ocorrer a partir do final da semana que vem.
Apesar de ser responsável por cerca de 80% da produção de milho do estado, o safrinha é considerado um cultivo de risco pelos especialistas. Já que o atraso na colheita da soja e, consequentemente, no plantio do milho pode diminuir o potencial produtivo e ampliar o ciclo da planta, o que aumenta o risco de perdas com as temperaturas mais baixas entre o outono e o inverno.