PF investiga estelionato contra o INSS e cumpre mandados de busca e apreensão em Londrina
Cambé também foi alvo da operação que apura pagamentos de mais de R$ 66 mil
A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão em Londrina e em Cambé contra um grupo investigado por estelionato praticado contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no ano de 2022.
De acordo com a polícia, foram cumpridos um mandado em Cambé e dois em Londrina. A investigação aponta que valores obtidos de forma fraudulenta, mediante acesso indevido a um benefício previdenciário em agência do INSS localizada em Vitória da Conquista na Bahia, resultaram na liberação de pagamentos retroativos no montante de R$ 66.692,84.
Os recursos teriam sido direcionados inicialmente à conta bancária de um investigado residente em Cambé, e depois transferidos a outros dois suspeitos, moradores de Londrina, ambos com antecedentes criminais por práticas semelhantes envolvendo recebimento e movimentação de valores provenientes de ilícitos.
A polícia repassou que as transações financeiras identificadas indicam a intenção de ocultar e dissimular a origem ilegal dos recursos, configurando indícios de lavagem de dinheiro.
A Polícia Federal explicou que a operação foi batizada de Damper, termo em inglês que se refere a uma peça do piano responsável por abafar e interromper a vibração das cordas, o que remete a atuação policial no bloqueio e interrupção do fluxo de recursos ilícitos, impedindo que continuem a circular fora do sistema legal.