Secretária de saúde divulga as ações do Novembro Azul para ampliar prevenção e cuidado com a saúde masculina
Campanha inclui check-ups gratuitos, testagens, horários estendidos nas UBS e “Blitz do Bigode” em espaços de grande circulação masculina
A Prefeitura de Londrina deu início ao calendário do Novembro Azul, com uma série de ações voltadas à prevenção e ao cuidado da saúde masculina. A campanha, articulada pela Secretaria Municipal de Saúde, busca enfrentar um velho e conhecido problema: o hábito dos homens de deixar consultas, exames e cuidados essenciais “para depois”. A proposta, desta vez, é reduzir a distância entre o discurso e a prática.
De acordo com a secretária de saúde Vivian Feijó, a estratégia é ampliar o horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que os homens tenham tempo de ir buscar atendimento. Feijó ainda salientou que o foco é buscar atender os homens, que historicamente procura o atendimento médico com menos frequência que as mulheres.
Também serão realizadas ações externas, como a “Blitz do Bigode” em feiras, bares e espaços esportivos, além de mutirões de testagem, vacinação e check-up vascular. A proposta é facilitar o acesso e incentivar que os homens procurem acompanhamento regular. Entre os exames que poderão ser realizados estão :
- Testes rápidos de ISTs
- Hemograma
- Lipidograma
- Glicemia de jejum
- Creatinina
- PSA (avaliador de alterações na próstata)
Para homens acima de 40 anos com fatores de risco como hipertensão, colesterol elevado, diabetes, varizes ou tabagismo, será oferecido Check-Up Vascular, com consulta e ultrassom Doppler para avaliação de circulação.