Secretaria de Saúde instala novos aparelhos de raio-x nas UPAs Sabará e Centro
Previsão de funcionamento no Sabará inicia na segunda (10); exames de raio-x serão feitos nos próximos dias na UPA Centro-Oeste
A prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está colocando equipamentos modernos de raio-x para substituir os antigos aparelhos que vinham sendo utilizados nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do Jardim Sabará e Centro. Cada local está recebendo um novo raio-x para otimizar os atendimentos e aprimorar a qualidade dos serviços prestados, conforme as diretrizes do plano de gestão 2025-2028 da saúde pública municipal.
A substituição está sendo realizada por meio de um processo licitatório para locação dos equipamentos novos, com valor mensal de R$ 7,9 mil para cada, totalizando R$ 15,8 mil. Em formato de teste, a ata de registro de preço tem validade de um ano, prorrogável por mais um.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, na UPA Sabará, será feita a desinstalação do equipamento antigo e a adequação do sistema elétrico para receber o novo raio-x. Já na sexta-feira (7) terá início a instalação da nova máquina. A previsão é que o aparelho esteja pronto para funcionar, nesta unidade, na próxima segunda-feira (10).
Vale lembrar que os equipamentos novos são modelos modernos com tecnologia digital que aceleram o processo de digitalização dos exames.
A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, contextualizou que a atualização dos equipamentos, nas duas unidades, integra o planejamento estratégico de renovação das ferramentas necessárias para aprimorar as dinâmicas de trabalho dentro das UPAs no atendimento de urgência e emergência.
Durante esse período, de 6 a 10 de novembro, todos os exames de raio-x da UPA Sabará serão feitos temporariamente na UPA Centro, que, posteriormente, também passará pela troca do equipamento de raio-x.