QUARTA, 22/09/2021, 19:03

Comitiva paranaense vai a Brasília pedir doses para vacinar adolescentes sem comorbidades

Por enquanto, imunização dos menores de 18 anos com doenças preexistentes está sendo feita com doses que sobraram da reserva técnica.

O anúncio do envio da comitiva a Brasília foi feito nesta quarta-feira pela Sesa. Os representantes da pasta vão entregar ao Governo Federal um ofício assinado pelo secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, requerendo a liberação da aplicação das doses em todos os jovens de 12 a 17 anos e o envio de mais vacinas para os adolescentes.

Em Curitiba, durante o anúncio da viagem da comitiva paranaense a Brasília, o secretário reafirmou que o governo estadual vai insistir na vacinação dos menores de 18 anos e continuar cobrando o envio de doses por parte do Ministério.

Os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades já estão sendo vacinados aqui no estado com doses que sobraram da reserva técnica. O único imunizante autorizado até agora no país para os adolescentes é o da Pfizer/BioNTech. A expectativa da Sesa é de que o Ministério da Saúde revise a definição sobre a vacinação do restante dos menores de 18 anos.

O início da imunização do grupo sem comorbidades foi acordado pela Comissão Intergestores Bipartite paranaense nesta quarta-feira. O assunto já havia sido discutido pela Sesa e Conselho de Secretarias Municipais do Paraná no dia anterior e foi oficializado para todas as prefeituras.

No Paraná, a estimativa é de que existem 900 mil adolescentes na faixa dos 12 aos 17 anos. Até agora, a imunização dos menores sem comorbidades estava autorizada somente para Toledo, que participou de um estudo da Pfizer para avaliar como o vírus se comporta em comunidades completamente imunizadas.

Comentários