QUINTA, 03/11/2022, 13:00

Conselho de Arquitetura do Paraná faz contraponto sobre aumento do perímetro urbano de Londrina dentro do Plano Diretor

Lei complementar, que define o limite que separa a área urbana e rural do município, é uma das quatro medidas em debate no Ippul e que será votada pela Câmara Municipal em 2023.

Em entrevista à CBN Londrina, o presidente da CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, Milton Zanelatto, esteve na cidade para auxiliar o Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) na análise técnica da preparação das leis completares do Plano Diretor, que está em processo de revisão.  Os projetos ainda não chegaram à Câmara Municipal, mas um deles já gera resistência. Trata-se da lei de perímetro urbano. O Executivo alega que não é preciso ampliar a área urbana, mas setores da economia como o da Construção Civil defende o aumento da cidade. 

 

Segundo Zanelatto, o poder público deverá buscar esse equilíbrio já que o aumento do perímetro deve encarer todos os serviços públicos e o custo é dividido a todos is contribuintes. Apesar do debate técnico, o urbanista defende uma maior participação popular em torno do debate sobre mobilidade urbana e planejamento do futuro da cidade. 

 

Acompanhe a entrevista completa. 

Por Guilherme Marconi

Comentários