Conserto das comportas do Igapó II deve começar nas próximas semanas
Engenheiro responsável também faz um alerta para uma possível obra nas comportas do Igapó I
A Prefeitura de Londrina continua na busca da contratação de uma empresa especializada para elaborar o projeto das novas comportas do Lago Igapó II.
O vazamento foi identificado em fevereiro, devido à ruptura de uma das comportas. No momento, a situação está estabilizada, depois da construção de uma ensecadeira na barragem da avenida Higienópolis.
Na ocasião, a Prefeitura decretou situação de emergência e adotou diversas medidas paliativas, como a colocação de sacos de areia com mais de uma tonelada para evitar que o nível do lago diminuísse, mas os problemas aumentaram. No final de março, foi construída uma ensecadeira, que deve ser aproveitada na obra definitiva das comportas.
Quem será o responsável pelo conserto das comportar será o engenheiro civil e professor da UEL, Carlos José Marques da Costa Branco, autor do projeto original, elaborado em 2002. De acordo com o professor, a ideia é utilizar um Stop Log para solucionar o problema e permitir futuras manutenções.
Costa Branco afirmou que nas próximas semanas o problema deve ser solucionado. O professor ainda falou que busca soluções para mitigação das enchentes, principalmente na rua Joaquim de Matos Barreto.
O engenheiro ainda alertou que o mesmo problema deve acontecer novamente, só que dessa vez no Lago Igapó I.
Apenas com o projeto em mãos será possível estimar o custo da obra do novo sistema de comportas.