QUARTA, 19/11/2025, 14:38

Consulta pública para Programa Parceiro da Escola tem resultados diferentes em três escolas da região

Processo expõe diferentes leituras nas comunidades escolares e mantém discussão aberta para 2026

O Núcleo Regional de Educação de Londrina avaliou como positivo o resultado das consultas públicas realizadas em três escolas da região sobre a adoção do modelo de Parceiro da Escola.

Em Porecatu, a Escola Estadual Malvino De Oliveira aprovou o novo modelo de gestão administrativa. Já na Escola Estadual Júlia Wanderley, na cidade de Prado Ferreira, rejeitou o programa por margem apertada. Por fim, o Colégio Estadual Professora Cleia Godoy Fabrini da Silva, em Londrina, não atingiu quórum suficiente.

A chefe do Núcleo Regional de Ensino de Londrina, Jéssica Pieri, destaca que o avanço ocorre mesmo com pouco tempo para apresentar a proposta às comunidades e reforça que o modelo já funciona em seis escolas da região.

O programa, segundo a gestora, não se trata de privatização, mas de uma parceria administrativa. A Secretaria de Educação mantém direção, professores e toda a equipe pedagógica, enquanto a operadora parceira assume a gestão administrativa e financeira.

Entre os benefícios citados estão maior agilidade em serviços estruturais, redução de burocracia para as direções, fornecimento gratuito de dois kits completos de uniforme escolhidos pelos próprios alunos, ausência de aulas vagas devido à presença de professor-tutor e apoio psicológico e social dentro da escola. Uma pesquisa interna no Núcleo apontou 94% de aprovação ao modelo entre as unidades que já aderiram.

Atualmente, o Núcleo reúne 122 escolas, das quais seis já adotam o sistema. Com o resultado da consulta, Porecatu deve ser a sétima.  Já a unidade de Prado Ferreira, que rejeitou a adesão, deve permanecer fora do programa, segundo a chefe do Núcleo. Para 2026, novas consultas podem ocorrer,  inclusive em escolas que manifestaram interesse, mas não puderam participar este ano por não estarem previstas na documentação inicial.

A escola que não atingiu quórum será avaliada pelo secretário de Educação, que pode autorizar a parceria conforme prevê a resolução vigente.

Por Paulo Andrade

Comentários