QUARTA, 19/11/2025, 16:25

MPPR cobra medidas para reduzir atropelamentos de animais em Londrina

Problema tem sido mais grave em rodovias como a Mábio Gonçalves Palhano

O Ministério Público do Paraná (MPPR) cobrou providências para diminuir o número de atropelamentos de animais silvestres em Londrina. A prefeitura e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) têm 60 dias para apresentar medidas que ajudem a resolver o problema.
Durante dez meses, integrantes de uma entidade percorreram rodovias da região e identificaram 199 animais silvestres atropelados em apenas um ano. Entre as espécies, há antas, onças, gatos-do-mato e outros animais ameaçados de extinção.
A ONG mapeou seis pontos críticos na Mábio Gonçalves Palhano e na PR-538, especialmente em trechos próximos a córregos e áreas de mata, onde a travessia de fauna é mais frequente.
Com esses dados, o MPPR notificou a prefeitura de Londrina, a secretaria municipal do Meio Ambiente e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Os órgãos devem apresentar soluções como redutores de velocidade, novas placas de sinalização, passagens de fauna e cercas para evitar que os animais cheguem até a pista.
O Ministério Público do Paraná (MPPR) também quer que o plano inclua outros trechos próximos aos ribeirões Esperança e Cafezal, onde moradores relatam atropelamentos constantes há anos, um risco para os animais e para os motoristas.
A promotoria da pasta em Londrina disse que vai acompanhar o caso e espera que as medidas sejam colocadas em prática dentro do prazo.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários