Corpo de Bombeiros resgata vítima de afogamento após 10 minutos submersa no Lago Igapó
O homem de 39 anos foi resgatado e reanimado em um trabalho conjunto dos Bombeiros com o Samu
Uma operação de resgate do Corpo de Bombeiros em conjunto com o Samu reanimou um homem de 39 anos que sofreu um afogamento no Lago Igapó 1 em Londrina, na tarde desta segunda-feira (8).
A vítima de afogamento estaria nadando com amigos e com a presença do filho, uma criança, partindo de um deck próximo à barragem do lago, quando afundou nas águas e permaneceu por cerca de 10 minutos submerso.
Após acionamento, o Corpo de Bombeiros deu uma resposta ágil à ocorrência e localizou a vítima no fundo do lago na primeira tentativa de resgate, em uma profundidade de cerca de cinco a seis metros.
A Polícia Militar deu apoio à ocorrência. Segundo informou o capitão Emerson Castro, da PM, o procedimento de reanimação da vítima durou cerca de 30 minutos, com massagens cardíacas e posteriormente injeção de medicamentos com a chegada de médico do Samu, até que o homem recuperou os batimentos cardíacos.
A vítima foi encaminhada para o Hospital Universitário de Londrina, com sinais vitais, mas ainda sem consciência, e o estado é considerado grave.
O capitão Emerson Castro, da PM, alertou que é proibido nadar no local, e que a recomendação das autoridades é para que mesmo aqueles que saibam nadar não entrem nas águas do Igapó.
Castro alertou que as características do terreno e do lago podem trazer perigo mesmo para aqueles que acreditam ter domínio do nado.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a ingestão de bebidas alcoólicas no local é outro fator que acaba elevando o risco de acidentes e afogamentos, apesar da proibição do consumo de álcool, aglomerações e som alto nas margens do lago.