TERCA, 23/11/2021, 08:00

Denúncias de violência contra idosos disparam quase 200% no Paraná

Em Londrina, situações são repassadas quase que semanalmente aos órgãos competentes. Além da agressão física, idosos precisam lidar, principalmente, com a violência financeira, que é praticada, em grande parte das vezes, por parentes próximos.

O número de denúncias relacionadas a casos de violência contra idosos no Paraná disparou no último ano. É o que aponta um balanço divulgado pela Polícia Civil nos últimos dias. O levantamento tem como base o número de atendimentos realizados pela Operação Vetus entre outubro e novembro em todo o estado. Durante este período, foram apuradas 907 situações envolvendo idosos vítimas de violência. Pelo menos 50 deles são de Londrina e região. Já no ano passado, a operação apurou 316 denúncias. Ou seja, entre 2020 e 2021, o número de queixas que chegou aos órgãos competentes cresceu 187% no estado.

Foram apuradas denúncias que envolvem agressões físicas, violência psicológica, negligência, maus-tratos e casos em que a família se apossa dos cartões bancários ou aposentadoria dos idosos. Durante as diligências, foram localizados diversos casos graves, em que os idosos estavam em situação de abandono total, enfermos, acamados, em estado de confusão mental, ou ainda, casos de insegurança alimentar. Após as ações, a Polícia Civil tomou todas as providências de acionamento de ajuda e proteção, encaminhando as vítimas para o atendimento social necessário. Durante a operação Vetus, quando houve a necessidade de assistência alimentar, as equipes policiais também prestaram auxílio. Ao todo, foram entregues mais de 500 quilos de alimentos a idosos em situação de vulnerabilidade.

A secretária do Idoso de Londrina, Andrea Ramondini, confirmou a alta incidência de casos, e disse que, somente na cidade, situações semelhantes são repassadas quase que semanalmente aos órgãos competentes.

Ela destacou que, mais do que serem agredidos fisicamente, os idosos são vítimas da chamada violência financeira. Nestes casos, conforme a secretária, as situações de abuso são cometidas por parentes próximos deles.

Andrea também destacou a importância de as pessoas denunciarem as situações, uma vez que os idosos, normalmente, estão com a saúde comprometida e, consequentemente, não conseguem procurar ajuda por conta própria.

A polícia solicita a colaboração da sociedade com informações sobre casos de violência contra idosos. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 181, 100 ou 0800 141 0001.
 

Por Guilherme Batista

Comentários