QUARTA, 01/02/2023, 19:22

Deputados estaduais foram empossados na Assembleia Legislativa do Paraná

Dos 54 parlamentares da atual legislatura, 30 foram reeleitos, entre eles os deputados Tiago Amaral e Tercílio Turini que representam Londrina. Já a apresentadora de TV, Cloara Pinheiro, está entre os 24 novos nomes e faz parte da maior bancada feminina da história do Legislativo Estadual.

A posse dos 54 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado foi realizada em cerimônia na tarde desta quarta-feira em Curitiba na Assembleia Legislativa do Paraná. Na sequência o novo grupo elegeu a Mesa Diretiva, que reconduziu o deputado Ademar Traiano do PSD à presidência da Casa.. 

Da última legislatura, 30 foram reeleitos e três conquistaram vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Com isso, a Assembleia Legislativa do Paraná terá uma renovação de 44,5% das cadeiras.

Os novos deputados serão 24.  O mais votado no estado foi Alexandre Curi (PSD) com 237.033 votos.  Já os representantes da região de Londrina são os deputados Tiago Amaral (PSD) e Tercilio Turini (PSD) que foram reeleitos. E a apresentadora Cloara Pinheiro (PSD) que assumiu oficialmente o primeiro mandato ontem. 

A deputada mais nova da próxima legislatura será Ana Júlia (PT) com 22 anos, e o deputado mais idoso será Turini, com 78 anos, que vai para o quarto mandato consecutivo.   Segundo ele, o seu principal desafio será na saúde como provável presidente da comissão parlamentar sobre o tema.

O deputado disse que um dos focos será debates o novo modelo pedágio que deverá sofrer alterações após a mudança do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e o proposto pelo governo Lula.

Para o deputado Tiago Amaral a discussão do pedágio deve ser a pauta mais importantes desse novo ciclo que irá elevar o patamar da infraestrutura do Estado.

Base de sustentação do governo Ratinho Junior, Tiago Amaral foi questionado pela reportagem sobre a falta de nomes londrinenses no primeiro escalão em secretarias de Estado neste segundo mandato. Segundo ele, a força da região está representada mesmo sem nomes em pastas chave.

Na próxima legislatura, a Assembleia contará com uma bancada feminina composta por dez deputadas, a maior bancada da história, o dobro da atual. A deputada mais votada foi Marcia Huçulak (PSD) com 75.659 votos e Ana Julia do PT será a mais jovem com 22 anos.   Integram ainda o grupo as deputadas Luciana Rafagnin (PT); Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto e Cristina Silvestri (PSDB); Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade).

Para a apresentadora de Londrina quer dar continuidade as atividades de assistência social e de empreendedorismo que foi um dos temas dos seus programas.

Outro deputado do PSD que representa a região é Cobra Reporter eleito por Rolândia. Já entre 513 deputados eleitos e empossados na quarta-feira, 30 são da bancada do Paraná. O mais votado da região foi Filipe Barros do PL com mais de 249 mil votos. Os outros representantes locais são Luísa Canziani do PSD, Diego Garcia do Republicanos e Marco Brasil do PP, que assumiu como suplente do deputado federal eleito Ricardo Barros que será secretário de Indústria, Comércio e Serviços neste segundo mandato da Gestão Ratinho Junior. 

Por Guilherme Marconi

Comentários