TERCA, 05/09/2023, 11:55

Dez cidades paranaenses estão entre as 100 mais inteligentes do Brasil

O ranking avalia cidades com mais de 50 mil habitantes. Londrina está nos top 20, na 19ª colocação

Dez cidades do Paraná se destacam em novo ranking nacional de cidades inteligentes. O Connected Smart Cities avalia todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, 656 no total com 74 indicadores nos eixos de Inovação e Tecnologia, Mobilidade, Meio Ambiente, Empreendedorismo, Educação, Energia, Governança, Urbanismo, Saúde, Segurança e Economia. As dez cidades paranaenses que estão entre as 100 primeiras do ranking geral são:  Curitiba (2º lugar), Londrina (19º), Pato Branco (34º), Maringá (43º), Pinhais (48º), Ponta Grossa (55º), Cascavel (56º), Foz do Iguaçu (82º), Apucarana (86º) e São José dos Pinhais (95º).  Para o coordenador do CTD – Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento, Luciano Kuhl, estar entre as 20 cidades mais inteligentes do país mostra o comprometimento do município com a inovação.

Londrina foi a sexta colocada e líder da região Sul do País no eixo Urbanismo, graças ao serviço de emissão de alvará no site da prefeitura e cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado ao cidadão. De acordo com o coordenador da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento, os municípios do interior estão conseguindo se desenvolver em inovação, modernizando os serviços ao cidadão e assim superar as capitais.

O Ranking Connected Smart Cities traz indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems, que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do País. Para o presidente da Codel – Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Alex Canziani, estar entre as 20 cidades mais inteligentes do país reforça o potencial e a maturidade da cidade.

Por Juliana Takaoka

Comentários