QUARTA, 15/12/2021, 17:51

Em novo boletim, Sesa confirma mais 14 casos de dengue no Paraná

Mesmo com queda nos índices estaduais, secretário municipal de Saúde reforça que população deve redobrar atenção no combate à doença durante temporada de verão.

Desde o início de agosto de 2021, quando começou o novo período de monitoramento da dengue no Paraná, o estado registrou 492 casos. O atual ciclo de acompanhamento da doença segue até o mês de julho do ano que vem. 

No último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram 14 novas confirmações. Até agora, 89 municípios paranaenses apresentaram pacientes com dengue. No boletim anterior, eram 88. Deste total, 69 tiveram casos autóctones. Isto é, quando a doença é adquirida na cidade em que a pessoa positivada mora.

Os índices apontam para uma redução significativa na incidência do vírus no Paraná. No total, o volume de casos é cerca de 60% menor, quando comparado à primeira quinzena de dezembro de 2020, quando mais 1.200 pessoas tiveram o resultado positivo. Na mesma época, eram 159 municípios com casos de dengue.

Apesar desta melhora no cenário, a chegada do verão representa um alerta. Isso, porque a combinação de tempo abafado e chuvas mais frequentes pode favorecer a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor e que se prolifera em água parada.

O secretário municipal de Saúde Felippe Machado destaca que o apoio da população às medidas de combate à dengue é fundamental durante a nova estação, que começa em 21 de dezembro e se encerra no mês de março.

Segundo ele, quase a totalidade dos criadouros de dengue no município é identificada em ambientes domésticos. Machado considera que a adesão dos londrinenses a ações cotidianas, como a manutenção de calhas e caixas d’água, além do descarte adequado de itens como pneus e garrafas pet, têm papel importante para evitar o avanço da doença na cidade.

Ainda de acordo com a atualização da Sesa, outros 1.837 casos seguem em investigação. Desde o mês de agosto, o Paraná teve 11.503 notificações, em 281, dos 399 municípios. No atual período de epidemiológico, nenhuma morte por conta da dengue foi registrada no estado.

Comentários