TERCA, 05/07/2016, 15:01

Endividamento no Paraná aumenta e o cartão de crédito ainda é grande vilão das contas pessoais

Segundo pesquisa, 85% das famílias do estado têm contas atrasadas.

Por dois meses seguidos, o Paraná apresentou um aumento no número de endividamento. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Paraná) mostra que 85,5% dos entrevistados estão com dívidas. Esse número, no mês anterior era de 83,6%. Mas, segundo a coordenadora de pesquisas Priscila Andrade Takata, se compararmos com o índice de junho do ano passado, o valor é menor. Ou seja, é possível dizer que os consumidores têm evitado o endividamento.

O cartão de crédito é o grande vilão das contas pessoais. Ele representa 67% das dívidas das famílias paranaenses. Em maio o percentual era de 65,8%.

A pesquisa mostra que, dos endividados no Paraná, 30% possuem contas em atraso. Em maio era 29%. As condições de quitar a dívida diminui de 25% para 22% de um mês para o outro. A coordenadora comenta que o índice de inadimplência mais severas (com contas atrasadas a mais de três meses) também subiu, passando de 49,2% para 50,6% dos entrevistados. Esse índice é maior em famílias que ganham menos de 10 salários mínimos, ou seja, que tem um poder aquisitivo maior.

A pesquisa da Fecomércio é realizada todos os meses no Paraná.

Por Claudia Lima

Comentários