QUARTA, 15/07/2020, 18:16

Enfermagem do Paraná soma oito mortes por Coronavírus

Em todo o País são mais de 250 mortes pela doença em técnicos de enfermagem e enfermeiros.

O Paraná registrou nos últimos dias mais três mortes de profissionais de enfermagem em decorrência da Covid-19.

Até segunda-feira eram seis profissionais, já nesta quarta-feira das novas mortes foram confirmadas no setor.

No total o Paraná soma mais de 105 mil enfermeiros, técnicos e auxiliares.

De acordo com a presidente do Conselho de Enfermagem do Paraná, Simone Peruzzo, boa parte dos profissionais são infectados por precarização do sistema público de saúde.  

Outra preocupação do setor é faltar profissionais de saúde. Já que há aumento de leitos, porém não há profissionais que possam atender essa demanda.

A prioridade das equipes de Enfermeiros Fiscais neste momento de pandemia é a verificação de denúncias referentes à Covid-19. Em junho, 148 instituições de saúde foram inspecionadas e 84 denúncias apuradas. Quando necessário, o Coren/PR notifica o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Paraná, Vigilância Sanitária e demais órgãos de controle.

Apesar de seis ações do Conselho contra hospitais no estado, que de alguma forma deixam o profissionais trabalharem de forma precária, o Paraná ainda esta em uma situação melhor do que outros no País.

Dados do Observatório da Enfermagem, criado pelo Conselho Federal de Enfermagem - Cofen para monitorar a contaminação e morte de profissionais da área pela Covid-19, revelam que já foram registrados mais de 24 mil infectados e mais de 250 mortes de profissionais do setor em todo país. No Paraná, são mais de 260 casos reportados.

Comentários