SEXTA, 14/03/2025, 16:18

Equipes do SAMU passam a contar com aparelhos celulares em ambulâncias e aeromédico

Foram disponibilizados aparelhos para todas as unidades móveis do SAMU de Londrina, facilitando a comunicação das equipes com o médico regulador

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), distribuiu 12 aparelhos celulares para as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU, com o objetivo de melhorar a comunicação entre as equipes de intervenção com a Central de Regulação de Urgência 192. O total investido para aquisição dos celulares foi de R$ 9.882,00, sendo recursos próprios do Município.

Os aparelhos foram disponibilizados para todas as unidades móveis do SAMU de Londrina, entre elas as ambulâncias de suporte básico e avançado e o aeromédico. Até então, a comunicação era feita com o celular pessoal dos servidores.

Segundo o diretor de Urgência Emergência da SMS, Cleiton José Santana, os equipamentos visam melhorar a comunicação e facilitar a integração das equipes de intervenção com a central de regulação do SAMU, garantindo sigilo médico nas passagens de plantão dos casos.

Ele explicou que, quando a ambulância chega no local do atendimento, é feita a confirmação do que está acontecendo para atualizar as informações com o médico regulador.

O uso de celulares corporativos deve fortalecer significativamente a comunicação efetiva entre os profissionais de saúde do SAMU, de forma rápida e eficaz, além de garantir sigilo no registro das informações durante o atendimento e entre o diálogo da equipe e central de regulação

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários