SEXTA, 21/10/2022, 18:51

Exportações paranaenses têm queda de 21% em setembro

Economista da Fiep avalia que resultado das vendas para fora no mês, pode ter sido influenciado pelo pouco dinamismo do setor agropecuário.

O Paraná somou US$ 1,8 bilhão exportados em setembro, o que representa uma queda de 21% em relação a agosto. Apesar disso, de acordo com balanço divulgado pela Federação das Indústrias, nesta sexta-feira, no acumulado dos primeiros nove meses do ano, as vendas de mercadorias do estado para fora somaram quase US$ 17 bilhões. Um crescimento de 16% na comparação com o mesmo período de 2021.

O economista Evânio Felippe, da Federação das Indústrias, diz que apesar da diminuição no volume de vendas em mais de 20% em setembro, os valores exportados continuaram crescendo. Resultado, segundo ele, da inflação dos preços no mercado internacional e das taxas de câmbio.

O economista da Fiep afirma ainda que o resultado das exportações do estado em setembro, pode ter sido influenciado pelo pouco dinamismo das vendas do setor agropecuário.

A China segue liderando o ranking dos compradores de produtos paranaenses. Em setembro, quase 12% de tudo que o estado exportou foi para o país asiático.

Evânio Felippe avalia que, apesar dos resultados positivos das vendas para fora no ano, depois de quatro meses o crescimento das exportações paranaenses teve números negativos, o que pode estar atrelado a uma sazonalidade de alguns produtos. Mas, ele deixa um alerta sobre algumas questões que desestimulam o comércio exterior, como o alto custo logístico.

A soja foi o produto mais exportado pelo Paraná em setembro, respondendo por 21% da pauta do estado. Em seguida aparecem as carnes, com 18%, e os materiais de transporte, com pouco mais de 9%.

Comentários