QUARTA, 08/09/2021, 17:44

Exposição resgata memórias dos 70 anos da Biblioteca Municipal de Londrina

Iniciativa abre programação em comemorações ao aniversário do espaço. Ações vão ser realizadas ao longo do próximo ano.

A Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot completa 70 anos de funcionamento neste mês. Para comemorar as sete décadas do espaço, que contribui diretamente para a leitura dos londrinenses e que já recebeu, inclusive, obras de importantes artistas, como o fotógrafo Haruo Ohara, a Secretaria de Cultura de Londrina, vai realizar diversas ações em celebração ao longo dos próximos 12 meses.

Dando início à programação, uma exposição foi instalada na sede da prefeitura na última semana e que segue até o fim do mês, com 20 fotos que apresentam momentos marcantes do local, desde a implantação até os dias atuais. Para o secretário Bernardo Pellegrini, a mostra reforça a importância da Biblioteca como um centro cultural da cidade.

Além da abertura da exposição, a prefeitura também lançou um selo comemorativo para o aniversário, desenvolvido pelo artista Maikon Nery. De acordo com Pellegrini, o espaço foi muito impactado pela pandemia da Covid-19 e as celebrações são uma forma de reativar as atividades culturais ao longo dos próximos meses, de acordo com a situação epidemiológica do município e o avanço da vacinação.

Outra ação que faz parte dos 70 anos da Biblioteca Municipal e a revitalização dos pisos do local, que vão ser lixados, polidos e restaurados com a aplicação de uma resina que protege a madeira. Para isso, a prefeitura liberou um orçamento de R$ 240 mil. O secretário destaca ainda que espera renovar os equipamentos utilizados no espaço para atender às demandas digitais.

Entre as ações previstas ao longo do ano, em comemoração ao aniversário da Biblioteca, uma exposição sobre o centenário da Semana de Arte Moderna e um ciclo de palestras sobre a importância de bibliotecas no século XXI. O espaço também deve ganhar duas novas salas, uma dedicada à cultura indígena e outra sobre a cultura afro-brasileira.

Por Victor Assis

Comentários