QUINTA, 01/04/2021, 14:46

Farmácia que vendia medicamentos vencidos é autuada pelo Procon em Londrina

Órgão de fiscalização também notificou dois postos de combustíveis da cidade por propaganda enganosa. Responsáveis podem ser multados e, em caso de reincidência, terem os estabelecimentos interditados.

Uma farmácia localizada na avenida Duque de Caxias, na área central de Londrina, foi autuada pelo Procon esta semana depois de ser flagrada pelos fiscais comercializando medicamentos vencidos. Também foram encontrados no estabelecimento produtos como shampoos, sabonetes, esmaltes e frascos de gel já fora do prazo de validade. As equipes fizeram o recolhimento do material, que foi descartado, e também aplicaram um auto de infração contra o dono do espaço. O comerciante tem prazo para apresentar defesa e, no final da apuração, deve ser multado. O valor da infração ainda será definido. O Conselho Regional de Farmácia também foi acionado e deve abrir um procedimento administrativo para apurar o caso. O coordenador do Procon em Londrina, Thiago Mota, explica que a fiscalização foi até a farmácia depois de receber uma denúncia do Ministério Público (MP).

Ainda esta semana, o Procon esteve em dois postos de combustíveis da área central para checar a informação, repassada pelos próprios consumidores, de que os estabelecimentos, da mesma rede, estariam exibindo apenas os preços da gasolina e do etanol com desconto, que são praticados somente quando o cliente usa o aplicativo de celular das empresas. Num dos casos, o valor real realmente não estava exposto, e no outro, ele até era exibido, mas em caracteres bem menores na comparação com os preços com desconto. Segundo Mota, os estabelecimentos foram autuados por propaganda enganosa e obrigados a regularizar a situação. Assim como o dono da farmácia, os responsáveis pelos postos terão prazo para apresentar defesa e podem ser multados.

Como o processo de apuração ainda não foi concluído, o coordenador do Procon preferiu não divulgar os endereços exatos dos locais autuados. Ele garantiu, ainda, que o órgão de fiscalização continua à disposição para o recebimento de denúncias, e que se os estabelecimentos já visitados forem flagrados repetindo as irregularidades, eles poderão ser interditados.

O telefone do Procon para denúncias e mais informações é o 3372-4823.

Por Guilherme Batista

Comentários