QUINTA, 13/05/2021, 18:42

Governo do Estado anuncia condomínios para idosos no norte do Paraná

Londrina e Arapongas vão fazer parte do projeto que proporciona moradias a preços acessíveis para pessoas de baixa renda com mais de 60 anos.

O empreendimento faz parte do Viver Mais Paraná, que é uma modalidade do programa estadual Casa Fácil. O projeto é voltado à construção de condomínios exclusivos para pessoas com 60 anos ou mais de baixa renda. Na região de Londrina, o município de Cornélio Procópio já tem um empreendimento do tipo em construção. Outras cidades paranaenses também aderiram e o objetivo do governo é ultrapassar a marca de 20 condomínios em todo o estado.

A iniciativa prevê que as moradias sejam oferecidas a preços populares, por meio de aluguel social, no valor de aproximadamente R$ 165, equivalente a 15% do salário-mínimo nacional. Cada espaço conta com 40 casas e infraestrutura de saúde, assistência social e lazer para atender ao público da terceira idade. Quem for beneficiado pelo projeto pode morar no imóvel por tempo indeterminado.

O deputado estadual Cobra Repórter, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) considera que a chegada do projeto a Londrina e Arapongas é importante para atender a demanda desta população.

Ele explica que o orçamento para execução das obras já está garantido e vem diretamente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Em contrapartida, o município entra com a doação do terreno para construção do condomínio, além da gestão e manutenção do espaço após conclusão do empreendimento.

A perspectiva, segundo o deputado, é que os trabalhos tenham início em breve. Em Arapongas, o serviço pode começar nos próximos dias, enquanto Londrina, está em fase de finalização dos documentos.

Atualmente, o programa Viver Mais Paraná tem obras em execução nas cidades de Ponta Grossa, Irati, Francisco Beltrão, Prudentópolis e Cornélio Procópio. Outros municípios também devem iniciar em breve os trabalhos para construção dos Condomínios do Idoso, como Maringá, Guarapuava e Cascavel.

Podem se candidatar a uma moradia nos empreendimentos, pessoas sozinhas ou casais que tenham mais de 60 anos, com renda mensal de um a seis salários mínimos e sem imóvel próprio. A Cohapar faz ainda análise socieconômica dos candidatos e consulta de cadastros negativos. Para se inscrever, basta acessar o site da Companhia: cohapar.pr.gov.br.

Comentários