QUARTA, 12/01/2022, 18:30

Governo do Paraná decreta estado de epidemia de Influenza H3N2

Mais de 800 casos foram registrados até agora. Mas, secretário Beto Preto considera que número de positivações pode ser superior.

O aumento na quantidade de casos da H3N2 e mortes causadas pelo vírus motivaram o anúncio de estado de epidemia no Paraná, feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na manhã de quarta-feira (12). Até agora 832 positivações e 12 óbitos foram registrados, de acordo com um balanço do Gerenciador de Ambiente Laboratorial, que reúne dados de todo o estado.

Segundo o secretário Beto Preto, este avanço no contágio deve ter relação com as comemorações de fim de ano e período de férias. No entanto, ele alerta que o atual número de confirmações pode ser maior do que o que foi contabilizado. 

Geralmente, a transmissão do vírus ocorre no inverno. O secretário estadual de Saúde também pediu para que a população contribua com as medidas de segurança, com o uso de máscara de proteção e álcool gel, por exemplo, para evitar o aumento no contágio.

Além disso, ele destaca que a vacina contra a Influenza continua disponível. Apesar de o imunizante não proteger contra a nova variante, Preto explica que a medida ajuda a distinguir quais casos estão ligados a H3N2.

Segundo o levantamento divulgado pela Sesa, as cidades de Arapongas, Paranaguá, Maringá e Londrina estão entre os municípios que registraram óbitos causados pelo vírus da Influenza H3N2. São seis mulheres e seis homens, com idades entre 44 e 83 anos.

 

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Comentários