SEXTA, 25/06/2021, 18:53

Governo do Paraná envia mais de 300 mil vacinas contra coronavírus para todo estado

Regional de Saúde que atende a Londrina e mais 20 municípios recebeu aproximadamente 23 mil doses, além de novo reforço para estoques de kit intubação.

Em todo o Paraná, foram distribuídas cerca de 307 mil vacinas anti-covid, entre unidades da Coronavac, produzida em parceria com o Instituto Butantã, como também doses da Pfizer/BioNTech, além da primeira remessa da Janssen que chega ao estado.

O quantitativo encaminhado às Regionais de Saúde integra um novo lote de imunizantes recebidos do Ministério da Saúde. Ao todo, 439.340 frascos fazem parte da pauta, mas as 132 mil outras doses, aproximadamente, devem ser enviadas aos municípios em um segundo momento.

Esta é uma das maiores remessas enviadas ao Paraná desde o início da campanha nacional de imunização. O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, comemorou a chegada das novas doses. De acordo com levantamento da Sesa, no mês de junho a média de vacinação diária chegou ao patamar mais elevado até agora.

Após chegarem ao estado, as vacinas foram separadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), de onde são direcionadas para cada região, por via terrestre ou aérea. No caso da 17ª Regional de Saúde, que atende a 21 cidades da região, as 23.022 unidades foram entregues, por volta das 16h, no Aeroporto Governador José Richa.

Londrina ficou com 14.776 vacinas contra a Covid-19. Deste total, 6.756 doses da Pfizer são para atender a primeira aplicação da população geral. Quase 3.900 unidades da Janssen devem ser destinadas aos trabalhadores da carga pesada, como caminhoneiros e profissionais ferroviários. Além disso, mais 4.140 imunizantes da Coronavac vão reforçar a cobertura de trabalhadores da assistência social, educação básica e do ensino superior.

A chegada de novas vacinas também deve contribuir para a retomada do atendimento da população geral em municípios da região que tiveram que suspender a imunização deste público durante a semana. A atual distribuição contempla Cambé com mais 2.440 unidades, por exemplo. Já Rolândia deve receber um lote com 1.316 doses anti-covid.

Além dos imunizantes, o Governo do Estado também encaminhou às Regionais de Saúde mais de 116 mil medicamentos do kit intubação, entre relaxantes musculares, anestésicos e sedativos para tratamento de quadros graves da Covid-19.

 

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS,

Comentários