QUINTA, 17/12/2020, 18:03

Governo do Paraná prorroga toque de recolher, a partir de sábado, para tentar reduzir contágios pelo novo coronavírus

Até dia 28 de dezembro, fica restrita a circulação de pessoas entre as 23h e as 5h da manhã.

A decisão de manter as medidas restritivas tem origem na superlotação dos hospitais, já que a ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 está acima da média. Ficam proibidas confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações com grupos de mais de 10 pessoas, mas crianças não contam. Ações sem contato físico, no modelo drive in, por exemplo, estão autorizadas. O governador, Ratinho Júnior, pediu, inclusive, que as pessoas se contenham nas festas em qualquer horário e lugar, para proteger os mais vulneráveis.

Serviços considerados essenciais como saúde, segurança pública, limpeza pública, produção, distribuição e comercialização de alimentos ficam liberados da restrição de circulação. O decreto estadual também proíbe a venda e o consumo bebidas alcoólicas em espaços públicos das onze da noite às 5 horas da manhã. Segundo o governador, as medidas também tem o objetivo de reduzir acidentes de trânsito com traumas graves.

O novo decreto entra em vigor sábado e vale até 28 de dezembro, podendo ser prorrogado. Estão autorizadas celebrações religiosas, desde que o espaço tenha lotação máxima de 30% e garanta distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

Por Livia de Oliveira

Comentários