SEGUNDA, 18/01/2021, 07:15

Governo inicia distribuição de insumos para vacinação no Paraná

Transporte da primeira remessa de seringas, máscaras e outros materiais, que começou no sábado, deve ser concluído já nesta segunda-feira.

A operação logística montada pela Secretaria Estadual da Saúde para a distribuição dos materiais começou no sábado pela manhã com o envio do primeiro lote de insumos destinados à vacinação contra a Covid-19 para o interior do estado. Quatro caminhões deixaram a central de abastecimento e suprimentos da Sesa, em Curitiba, carregados com 2,2 milhões itens para serem entregues às 20 Regionais de Saúde do Estado.

Apenas duas delas, a da região Metropolitana e a de Paranaguá, pela proximidade com a central, só vão receber os materiais nesta segunda-feira. A expectativa da Secretaria é de que até a noite todo o material já tenha sido entregue.

Nesta primeira remessa foram enviadas mais de 1 milhão de seringas; 150 mil unidades de máscaras descartáveis, 4 mil unidades de máscaras Face Shield e 30 mil aventais, entre outros produtos. Além disso, a Sesa encaminhou para as regionais de Saúde mais de 1 milhão de carteirinhas de vacinação.

Para a 17ª Regional de Londrina foram enviados quase 140 mil itens. No caso da 18ª Regional de Saúde, de Cornélio Procópio, foram quase 30 mil e para a 19ª, em Jacarezinho, mais de 69 mil unidades.

O secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, explicou que Paraná vinha se preparando há alguns meses para o início da vacinação e agora, com a previsão de chegada das primeiras doses, o Governo decidiu se antecipar e iniciar a distribuição dos insumos.

Segundo o Governo do estado, todos os caminhões que vão entregar os materiais estão equipados com rastreadores e serão acompanhados por equipes das Polícias Civil e Militar. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Rômulo Marinho o Estado está preparado para fazer distribuição dos produtos e iniciar a vacinação.

O Governo informou que o estado tem um estoque de 11 milhões de seringas e agulhas e outras 16 milhões estão em fase final de compra. O material, ainda segundo o Executivo, garante as duas doses de vacinação para os todos paranaenses.

Além da central de abastecimento da Sesa, os materiais também estão sendo armazenados no Ginásio do Tarumã, em Curitiba, que foi cedido pela Paraná Esportes, e também vai armazenar as doses das vacinas.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários