TERCA, 24/02/2026, 16:17

HU da UEL realiza cirurgia inédita com "biovidro" para tratar infecção óssea crônica

Material sintético de alta tecnologia combate bactérias e é absorvido pelo organismo, estimulando a regeneração natural do osso e evitando novas internações

O Hospital Universitário da UEL realizou, no início de fevereiro, uma cirurgia inédita para tratar uma infecção óssea crônica no calcanhar. O procedimento utilizou o biovidro, um material sintético que ajuda a combater bactérias e estimula a regeneração do osso, ou seja, com o tempo, ele é absorvido pelo corpo e “vira osso”.

O paciente havia sofrido uma fratura grave no calcanhar em 2022 e passou por cirurgia com placas e parafusos. Depois, teve uma infecção e precisou retirar todo o material, o que deixou um grande espaço no osso.

O ortopedista Vinícius Ribeiro Menegazzo explica que, inicialmente, a equipe usou cimento com antibiótico para tentar controlar a infecção. Mas esse material não age de forma permanente contra as bactérias, o que dificultou a recuperação.

Mesmo com acompanhamento intenso, a infecção continuou. Diante disso, os médicos decidiram usar o biovidro, um material de alto custo, mas com melhores resultados. Segundo o especialista, o diferencial do biovidro é que ele combate a infecção e ajuda a reconstruir o osso ao mesmo tempo.

Como o material ainda não faz parte da rotina do hospital, foi necessário um processo administrativo mais longo, com apoio do Ministério Público, para viabilizar a compra junto ao HU.

Apesar do custo inicial elevado, os médicos explicam que o biovidro pode reduzir os gastos totais do tratamento, evitando novas cirurgias e internações.
O paciente segue em acompanhamento e apresenta boa evolução. O sucesso do caso já motivou novos pedidos do material para outros dois pacientes da Ortopedia, representando um avanço importante no uso de novas tecnologias dentro do Sistema Único de Saúde.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários