TERCA, 21/09/2021, 18:17

Intenção de consumo dos paranaenses registra terceiro aumento consecutivo, aponta pesquisa da Fecomércio

Com avanço da vacinação e chegada de datas comemorativas, expectativa é de que vendas aumentem nos próximos meses.

As famílias do Paraná estão mais dispostas a consumir, é o que revela o novo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrado em setembro apresentou um novo crescimento e se aproxima dos 100 pontos, considerado favorável. Neste mês, a taxa subiu de 93,1 para 94,5 pontos.

O avanço do indicador paranaense é consideravelmente superior ao observado no cenário nacional, que também apresentou saldo positivo, com 72,5 pontos. Rodrigo Schimidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio-PR, avalia que os novos dados apontam para uma recuperação econômica mais consistente e têm relação com o avanço da vacinação no estado.

Apesar disso, o levantamento também demonstrou que o acesso ao crédito apresentou um recuo de 4,1% neste mês. De acordo com Schimidt, esta redução foi provocada por um novo aumento da taxa básica de juros, que chegou a 5,25%, o maior percentual em quase dois anos. Por sua vez, este crescimento é uma resposta à alta da inflação.

Outro índice que teve uma pequena queda em setembro foi o da Situação Atual do Emprego, que ficou 0,2% abaixo do registrado no mês anterior. Por outro lado, a pesquisa também registrou que os indicadores relacionados à perspectiva de melhora profissional e à renda atual das famílias ficaram com saldos positivos.

O coordenador da Fecomércio avalia que a expectativa para os próximos meses é de novos avanços nas operações no Paraná, puxados principalmente pelas datas comemorativas, como Dia das Crianças e Natal.

Apesar da melhora na situação, Schimidt destaca a importância de os consumidores continuarem adotando medidas de prevenção à Covid-19 durante às compras. Ele reforça que os cuidados são importantes neste momento para que os números da pandemia no Paraná não apresentem novos aumentos.

Comentários