TERCA, 13/07/2021, 19:48

Levantamento da Sesa aponta que 870 paranaenses tiveram diagnóstico positivo para dengue na última semana

Estado não registrou novas mortes pela doença, mas número de casos voltou a subir, após leve recuo no informe anterior.

Após registrar aproximadamente 670 positivações no último boletim, o levantamento semanal da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgou mais 870 casos na última terça-feira (13). Desde o início do período epidemiológico, em agosto de 2020, e que termina no fim deste mês, mais de 90 mil notificações foram registradas no estado e 90% dos municípios investigaram casos suspeitos da doença.

Deste total, 26.672 pessoas tiveram o diagnóstico positivo e 32 paranaenses não resistiram à infecção. De acordo com o boletim, 287 cidades confirmaram casos de dengue e 17 delas apresentaram quadros graves.

Os principais sintomas são dor de cabeça e nos olhos, mal-estar, febre alta e manchas vermelhas pelo corpo. Quando a doença se intensifica, outros sinais podem surgir, como dores abdominais, vômitos persistentes e sangramento nas mucosas. A atualização semanal da Sesa, porém, não registrou novas mortes em decorrência da dengue.

O secretário estadual de Saúde Beto Preto ressalta que as medidas de prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, precisam ser reforçadas pela população, em especial a eliminação de possíveis criadouros do inseto, que se reproduz em água parada.

A população deve estar atenta a focos do mosquito da dengue em caixas d’água, pneus, garrafas plásticas e piscinas sem uso. Além disso, a manutenção adequada de vasos de plantas e de calhas também contribui no combate ao Aedes aegypti.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, somente neste ano, Londrina registrou 5.736 casos da doença e mais de 16 mil notificações. Desde janeiro, oito londrinenses morreram por conta da dengue.

 

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Comentários