SEGUNDA, 31/08/2020, 10:14

Londrina registra três surtos de Covid-19 em uma semana.

Os novos casos foram identificados no Creslon, em uma reserva indígena e em um asilo e somam 165 infectados. Só neste domingo foram duas novas mortes de um total de 165. Agora, a cidade tem 5829 confirmações, 149 a mais que o dia anterior. 

O Secretário Municipal de Saúde Felippe Machado anunciou, em live pelo Facebook,  juntamente com o prefeito Marcelo Belinati, que o Creslon (Centro de Reintegração Social de Londrina) registrou um surto de Covid-19. Foram realizados exames em todos os funcionários e detentos depois da confirmação da doença em um agente carcerário. Dos mais de 450 testes feitos, 125 foram positivos e 257 negativos. Todos os presos do regime semiaberto estão assintomáticos. Machado disse também que uma nova etapa de exames vai ser feita em 7 dias para saber como estão os detentos e se os negativados ainda estão sadios.

 

Outro surto registrado na cidade na última semana foi na reserva indígena de Apucaraninha. Dos 49 exames realizados, 20 deram positivo. O secretário explica que os índios contaminados estão na cidade, para não se misturar com os demais que não estão doentes e estão sendo monitorados pelas equipes da saúde.

 

Ainda durante a live, o secretário informou que o terceiro surto da doença foi identificado em uma das 23 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Londrina. Dos 82 exames feitos no asilo, 20 deram positivo, entre eles internos e funcionários. Segundo Machado, a prefeitura já iniciou um plano de contingência na instituição. A maioria dos infectados está assintomática e dois idosos foram internados em enfermarias. De acordo com o secretário, as equipes vão fazer um monitoramento pelos próximos 21 dias, com repetição de exames a cada sete dias.

 

De acordo com boletim epidemiológico, divulgado neste domingo, Londrina registrou 149 novos casos em 24 horas e 5829 pessoas já contraíram o vírus no município. Duas novas mortes entram na lista, sendo um homem de 53 anos e uma mulher de 88 anos. Ao todo, são 165 óbitos pela doença. Ainda segundo dados oficiais da prefeitura, 5086 pacientes estão curados e 578 pessoas estão com o vírus ativo, sendo que 502 estão em isolamento domiciliar e 76 estão internadas. Das que estão em hospitais, 33 estão em enfermarias e 43 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

 

Dados da prefeitura também revelam uma ocupação de 66% de leitos de UTIs, do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa totalidade, 55% dos pacientes são de fora de Londrina, oriundos de cidades que fazem parte da 17ª Regional de Saúde.

 

O boletim epidemiológico mostra ainda que 360 pessoas aguardam o resultado de exames e 27.342 suspeitos já foram descartados, desde o início da pandemia.  

 

Por Claudia Lima

Comentários