Londrina tem 8.239 famílias carentes que ainda não receberam ajuda federal este mês.
Para a folha de pagamento de julho, União liberou repasse apenas para 25.522 famílias das 33.771 cadastradas. Secretaria de Assistência Social também trabalha para atualizar o cadastro de beneficiados para o recebimento do Auxílio Brasil.
A Secretaria Municipal de Assistência Social acompanha de perto a situação das famílias carentes que poderão ser atendidas pelo Auxílio Brasil, do Governo Federal. O chamado Cadastro Único, para o recebimento do benefício, tem gerado filas intermináveis em várias cidades brasileiras nos últimos dias. Por conta da alta procura, o Governo Federal precisou ampliar o prazo para a atualização dos dados. Já em Londrina, segundo a secretária de Assistência, Jaqueline Micali, o atendimento é feito por agendamento em sete locais estratégicos. Ela garantiu que, ate o momento, foi possível dar conta de toda a demanda, destacando que, caso seja necessário, o município deverá realizar mutirões aos finais de semana para atender a população.
No mês passado, por exemplo, foram realizados 2.343 atendimentos, sendo 1.808 atualizações de cadastro e 535 novas inclusões. Já em relação ao número total de famílias cadastradas, são 33.771, mas, conforme a secretária, apenas 25.522 delas estão contempladas na folha de pagamento de julho dos programas assistenciais federais. As demais, 8.239, de acordo com Jaqueline, ainda precisam ter os dados aprovados pela União.
A secretária de Assistência Social também criticou o fato de o Governo Federal ter concentrado o cadastro em um aplicativo de celular, lembrando que grande parte dos beneficiários estão na extrema pobreza e, consequentemente, irão precisar de ajuda por parte das equipes especializadas para se cadastrar.
O agendamento para o Cadastro Único pode ser feito no portal da prefeitura, que é o www.londrina.pr.gov.br. Quem não tem acesso à internet poderá obter mais informações sobre o procedimento nos seguintes telefones: 3378-0420; 3378-0425; 3378-0426; e 3378-0431.