QUARTA, 21/06/2023, 15:56

Londrina tem maior redução nas vendas do Dia dos Namorados no Paraná

Levantamento da Federação das Associações Comerciais do Estado mostrou queda generalizada nas sete regiões pesquisadas.

Um Dia dos Namorados que deixou a desejar, pelo menos para o comércio do estado. A venda de presentes para o 12 de junho no Paraná recuou 8,7%, quando comparada com à mesma data do ano passado.

A pesquisa realizada pelo grupo DataCenso, sob encomenda da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado, em parceria com a ACIL, ouviu 606 comerciantes, por telefone, entre os dias 13 e 15 de junho.

Na apuração por regiões, os resultados foram negativos em todas elas. Com Londrina liderando a redução no faturamento do varejo, com 12,6% de queda nas vendas em relação a 2022.

Na sequência, apareceram Ponta Grossa, com recuo de 12,2%, Cascavel, quase 10% e Maringá, com 8% de redução no faturamento. Em Londrina, quase 60% dos comerciantes entrevistados disseram que as vendas foram inferiores a 2022.

Entre os motivos apontados pelos varejistas da cidade para a queda, 38% afirmaram ser o menor poder de compra do consumidor. O cartão de crédito a prazo, com 57%, segue como a forma de pagamento mais utilizada pelo londrinense.

O presidente da ACIL, Angelo Pamplona, avalia que os resultados refletem um consumidor mais cauteloso, que vem reduzindo gastos e cortando despesas.

Quanto à expectativa em relação à economia, 38% dos comerciantes da cidade se disseram animados, enquanto 56% se mostraram preocupados. Já em relação ao próprio negócio, a maioria, 67%, está animada. Em Londrina, dos comerciantes entrevistados que vendem pela internet, 23% disseram utilizar o WhatsApp; 40% usam o Instagram; e 18% vendem pelo site da própria loja.

A margem de erro da pesquisa é de 4%, com grau de confiança de 95%.

Comentários