Mais de 1 milhão de alunos retornam às salas de aula das escolas da rede estadual
Entre as novidades deste ano, está a implementação do programa Parceiro da Escola
Cerca de 1 milhão de estudantes retornaram nesta quarta-feira (5) às salas de aula das escolas da rede estadual de ensino, no Paraná. Só aqui na regional de Londrina são mais de 67 mil alunos em 19 municípios.
Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Jessica Pieri, que tem visitado algumas escolas em Londrina, a volta tem transcorrido normalmente.
Uma das principais novidades para este ano é o programa Parceiro da Escola, criado pelo Governo do Paraná, que terceirizou alguns serviços dentro das instituições de ensino.
Em Londrina, a implementação foi em quatro escolas: Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, Escola Estadual Prof. Kazuko Ohara, Dr. Willie Davids e Profª. Ubedulha Correia de Oliveira. Elas estão sendo administradas pela empresa Tom Positivo.
A chefe do NRE explica que a primeira ação dentro do programa foi a contratação de professores.
A partir deste ano também está proibido o uso de celular dentro da sala de aula. É uma lei federal e cabe a cada uma das redes de ensino e escolas, públicas e privadas, definirem suas próprias estratégias de implementação até o início do ano letivo. Segundo Jessica Pieri, é necessário o diálogo e a compreensão neste momento.
Os estudantes da rede estadual paranaense ainda receberam kits nesse início de ano letivo. O conteúdo variava de acordo com a série de cada aluno.