SEXTA, 05/08/2022, 18:20

Mais de 4.600 pessoas vão trabalhar como mesários em Londrina nas eleições de outubro; 90% deles são voluntários

Em troca do trabalho, eles terão direito à folga no emprego e benefício em eventual concurso público.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) divulgou nesta sexta-feira (5) que Londrina vai contar com 4.656 mesários nas eleições de outubro, sendo que 4.272 ou 90% deles serão voluntários. Ou seja, são pessoas que se inscreveram por conta própria e não precisaram ser convocadas.

O trabalho no dia da eleição concede ao mesário direito a benefícios futuros, como uma folga no emprego, por exemplo. A atuação também serve como critério de desempate em eventuais concursos públicos e, ainda, soma horas complementares em cursos universitários.

Os benefícios serão oferecidos tanto aos mesários voluntários como para quem for convocado de forma obrigatória. Segundo o TRE, em todo o Paraná, mais de cem mil pessoas devem ser escaladas para trabalhar como mesários nas eleições. No entanto, apenas 50 mil se inscreveram de forma voluntária. Ou seja, a outra metade das vagas deverá ser ocupada por meio da convocação obrigatória. As pessoas serão avisadas pela Justiça Eleitoral por e-mail, WhatsApp e correspondência.

Quem não puder comparecer vai precisar avisar a zona eleitoral cadastradas em, no máximo, cinco dias. É preciso justificar o pedido de dispensa. A solicitação passará por análise de um juiz eleitoral, que vai decidir se a aceita ou não.

O mesário que confirmar a presença e não comparecer no dia também vai precisar apresentar justificativa depois das eleições. No caso de uma falta não justificada, a pessoa poderá ser penalizada

Estão entre as punições o pagamento de uma multa no valor de meio salário mínimo e a suspensão de duas semanas de trabalho caso o mesário em questão seja um servidor público.

O primeiro turno das eleições deste ano ocorre no dia 2 de outubro. Os eleitores vão votar para escolher presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Caso haja a necessidade de segundo turno, a votação será no dia 30 de outubro.

Por Guilherme Batista

Comentários