QUARTA, 19/02/2025, 18:22

Nível do Igapó 2 volta a subir após contenção de vazamento

Com medida emergencial bem-sucedida, prefeitura avalia como fazer o conserto e a manutenção das duas comportas do lago

Com a contenção do vazamento na comporta de um dos vertedouros do Igapó II, no último sábado (15), a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação conseguiu controlar a situação e o nível do lago, que tinha baixado cerca de 40 centímetros, voltou a subir e com auxílio da chuva registrada nesta terça-feira (18) se aproxima da normalidade.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes, o esvaziamento do lago para um posterior desassoreamento, ao menos neste momento, está descartado.

Segundo o secretário, ao que tudo indica, o rompimento da comporta teve como causa a falta de manutenção. A solução emergencial encontrada pelos técnicos da Prefeitura e pelo projetista da obra, o engenheiro Carlos Costa Branco, foi conter a vazão do Lago 2 para que ele não esvaziasse.
O secretário disse que a Prefeitura também avalia um novo modelo de comporta, mais “dinâmico” e adaptado à realidade atual e afirmou que todas as medidas serão divulgadas com antecedência. Para tentar amenizar os alagamentos no aterro e ruas próximas, como a rua Joaquim de Matos Barreto, a Prefeitura ainda vai avaliar algumas possibilidades.
Vale ressaltar que o Lago Igapó 2 é um dos principais cartões-postais da cidade, projetado em 1957, na gestão do prefeito Antônio Fernandes Sobrinho, para resolver o problema de drenagem do ribeirão Cambezinho. O lago foi inaugurado em 10 de dezembro de 1959.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários